Coloproctologia

Fatos Básicos sobre o Câncer Colorretal

POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

O Câncer colorretal – câncer de cólon e reto – é a segunda principal causa de mortes relacionadas ao câncer nos Estados Unidos, tanto para homens quanto para mulheres. A população em geral tem um risco de aproximadamente 5 por centro de desenvolver a doença, enquanto alguém cuja família tem histórico de câncer colorretal tem 10 a 15 por cento de chances de desenvolver a doença. O risco aumenta para mais de 50% em pessoas com colite ulcerativa e aqueles cujos familiares possuem mutações genéticas específicas.

Aproximadamente 140 mil novos casos de câncer colorretal serão diagnosticados e 56 mil pessoas morrerão da doença este ano. Ultrapassando tanto ao câncer de mama quanto o câncer de próstata na mortalidade, o câncer colorretal só fica atrás do câncer de pulmão em número de óbitos nos Estados Unidos. O câncer colorretal atinge homens e mulheres com uma frequência quase igual.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

O câncer colorretal é muitas vezes uma doença silenciosa, se desenvolvendo quase sem sintomas. Quando os sintomas ocorrem, eles podem incluir:

  • Sangue no meio ou sobre as fezes
  • Alteração dos hábitos intestinais
  • Fezes mais estreitas do que o habitual
  • Desconforto geral do estômago (inchaço, sensação de cheio e / ou cólicas)
  • Vômito
  • Diarreia, constipação ou sensação de que o intestino não esvazia completamente
  • Dores de gazes frequentes
  • Perda de peso sem motivo aparente
  • Hemorragia retal
  • Cansaço constante ou fadiga durante atividades anteriormente toleradas

Se você apresentar algum desses sintomas por mais de duas semanas, consulte seu médico ou profissional de saúde imediatamente. Embora nem todos os que apresentam estes sintomas tenham câncer de cólon, a persistência deles não é normal e requer uma investigação adicional para determinar a causa.

PODE SER PREVENIDO?

SIM! O câncer colorretal relacionado aos pólipos pode ser prevenido. A doença se desenvolve a partir de pólipos benignos (crescimentos semelhantes a cogumelos, verrugas, no revestimento do cólon e do reto). Remover esses pólipos antes que se tornem cancerígenos pode impedir o desenvolvimento do câncer.

Uma dieta com baixo teor de gordura, alto consumo de vegetais e frutas e exercícios regulares também podem diminuir seu risco de desenvolver câncer colorretal. O câncer colorretal pode ser curado em até 90% das pessoas quando é descoberto nos estágios iniciais. Estima-se que cerca de 40 mil vidas possam ser salvas por ano através da adoção generalizada da triagem do câncer colorretal e tratamento precoce em homens e mulheres.

QUEM ESTÁ SOB RISCO?

O risco de desenvolver câncer colorretal aumenta com a idade. Todos os homens e mulheres com idade igual ou superior a 50 anos correm o risco de desenvolver câncer colorretal, e devem ser examinados. Algumas pessoas correm maior risco e devem ser examinadas antes dos 50 anos, incluindo aquelas com histórico pessoal ou familiar de doença inflamatória intestinal; câncer colorretal ou pólipos; ou câncer no ovário, endométrio ou mama.

Afro-americanos e hispânicos são mais propensos a serem diagnosticados com câncer colorretal em estágios avançados. As taxas de incidência de câncer colorretal nesses grupos têm aumentado – o câncer colorretal aumentou 46% entre os homens afro-americanos e 10% entre as mulheres afro-americanas. Por esse motivo, a idade recomendada para iniciar os exames de câncer de cólon em afro-americanos é de 45 anos.

Mulheres nativas do Alaska têm um maior número de mortes por câncer colorretal em relação a outros grupos raciais e étnicos nos Estados Unidos.

COMO POSSO SABER SE TENHO CÂNCER DE CÓLON?

Os métodos atuais de análise incluem exames de sangue oculto nas fezes (um teste químico simples que pode detectar sangue escondido nas fezes), sigmoidoscopia flexível (um exame visual do reto e parte inferior do cólon, realizado em consultório médico), enema de bário de contraste duplo (radiografia de bário), colonoscopia (exame visual do cólon inteiro) e exame retal digital (anuscopia com magnificação de imagem). A colonoscopia virtual, ou a colonografia CT, também pode ser usada em algumas situações específicas, mas não é recomendada como um teste de triagem geral.

O QUE É UM CIRURGIÃO COLORRETAL?

Cirurgiões cólon e reto são especialistas no tratamento cirúrgico e não cirúrgico de doenças do cólon, do reto e do ânus. Eles completaram o treinamento cirúrgico avançado no tratamento dessas doenças, assim como a formação completa em cirurgia geral. Os cirurgiões certificados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia completam residências em cirurgia geral e cirurgia do cólon e do reto, e devem passar por testes intensivos (prova de titulo) realizados pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Estes cirurgiões têm conhecimento no tratamento das doenças benignas e malignas do cólon, do reto e do ânus, e tem capacidade para realizar exames de detecção rotineiros e tratar cirurgicamente estes problemas caso seja necessário.

Instituto Jorge Reina

Recent Posts

Hérnia umbilical: entenda esta condição e os tratamentos

Quando uma porção de algum órgão, em geral as alças do intestino delgado, sofre deslocamento…

4 semanas ago

Hemorroida: causas, tipos, diagnóstico e tratamento

Hemorroida é uma doença comum que consiste na dilatação de veias da região anal. Essas…

2 meses ago

Câncer colorretal: o que é, principais sintomas e tratamentos

Câncer colorretal é a abrangência de tumores que podem acometer tanto parte do intestino grosso,…

2 meses ago

Hernia inguinal: como acontece, sintomas e tratamentos

Hérnia inguinal se desenvolve pelo fato do tecido abdominal, que na maioria das vezes consiste…

3 meses ago

Doença de Crohn: o que é, sintomas e tratametnos

Doença de Crohn é uma das mais frequentemente diagnosticadas na atualidade. Diversas são as doenças…

4 meses ago

Pancreatite: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Pancreatite é uma inflamação do pâncreas. Essa doença pode ser aguda ou crônica, e caso…

4 meses ago