O tempo de trânsito colônico é um exame simples que permite a avaliação da motilidade colônica. A principal indicação deste exame é a constipação intestinal crônica grave em pacientes nos quais outras patologias intestinais, causadoras de constipação, já foram descartadas.
Isso quer dizer que para fazer este exame é necessário ter excluído doenças orgânicas potencialmente causadoras de constipação intestinal, como por exemplo, neoplasias colorretais, doença diverticular dos cólons, estenose (estreitamento) de segmentos colônicos ou do reto secundária a patologias inflamatórias ou infecciosas, entre outras causas.
O paciente precisa comparecer no Instituto Jorge Reina localizado no segundo andar do Centro de Especialidades Medicas Cidade Jardim, Av. Lineu de Paula Machado, 916 de segunda a sexta feira, das 7 às 19 horas com seus exames anteriores, para uma entrevista com um médico Coloproctologista.
O médico fornece as instruções sobre o exame, esclarece dúvidas e fornece a cápsula necessária para o exame.
Para realização do exame o paciente deverá ingerir uma cápsula Sitzmarks® via oral com água. Em seguida, o paciente deverá ser submetido a um Rx de abdome simples no terceiro, quinto e sétimo dias, após a ingestão da cápsula. Cada cápsula contém 24 marcadores radiopacos que serão eliminados naturalmente com as fezes.
Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Este exame não é realizado em gestantes.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
Preparo
- Não é necessário preparo.
- Comparecer com roupas sem botão, zíper ou fechos metálicos, por exemplo abrigo ou moletom.
- O paciente não pode tomar medicamentos laxativos, usar supositório/Phosphoenema® ou fazer lavagens intestinais com clister nos 2 dias anteriores a ingestão da cápsula e durante todo o período do exame (7 dias).
- O horário para ingestão da cápsula e realização das radiografias não é pré-determinado, ou seja, pode ser a qualquer hora do dia.