Verrugas anais (condilomas acumindos) são causados pelo papiloma virus humano (HPV), a doença mais comum de transmissão sexual. As verrugas afetam toda area ao redor e dentro do anus, mas também podem afetar a pele da região genital. Aparecem primeiro como pequenas manchas de crescimento lento, frequentemente tão pequenas como uma cabeça de alfinete. Podem chegar a ser muito grande e cobrir toda a região anal.

Causas

A relação sexual é a forma mais comum de se infectar com o HPV. Porém , uma pessoa pode se contaminar com o vírus sem ter relação sexual. Qualquer contato direto com a região anal ou por exemplo contato das mãos com fluídos em uma relação sexual infectada, pode causar o HPV e as verrugas genitais e anais.

Prevenção

O virus do HPV permanece frequentemente no corpo sem apresentar sintomas. Existem medidas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir as verrugas anais.

  • Evitar contato sexual com pessoas que tenham verrugas anais ou genitais
  • Limitar-se a uma única parceira(o)
  • Não ter contato sexual
  • Usar preservativo
  • Avaliação com exames dos parceiros sexuais , mesmo quando não existem sintomas .

Sintomas

As verrugas geralmente não causam dor, por isso as pessoas não percebem que estão infectadas. O principal sintoma é a presença de pequenos nódulos úmidos ao redor e dentro do anus de coloração marrom claro ou cor de carne.

Outros sintomas:

  • Prurido ( coceira)
  • Hemorragia
  • Secreção de muco
  • Sensação de ter uma abaulamento na região anal

Diagnóstico

O seu médico ira examinar a pele ao redor do anus, toda região pélvica e os genitais. Ele pode realizar um exame do canal anal com o auxilio de um endoscópio para ver se existem verrugas dentro do canal anal. (Anuscopia de Alta Resolução)

Tratamento

Se não eliminar as verrugas, elas podem crescer e multiplicar-se.

O virus do HPV , causador das verrugas anais é o mesmo causador do cancer do anus. Verrugas anais internas geralmente não responde a medicamentos tópicos e podem necessitar de cirurgia.

  • Medicação tópica : esses cremes em geral , funcionam melhor nas verrugas pequenas e que se encontram apenas na pele ao redor do anus.
  • Congelamento das verrugas com nitrogênio liquido
  • Medicamentos tópicos que queimam as verrugas como o ata e a podofilina
  • Cirurgia: quando as verrugas são muito grandes para os tratamentos mencionados anteriormente, ou são internas, pode necessitar de cirurgia. O tipo de anestesia depende do numero e da localização exata das verrugas a serem retiradas. Quando existem muitas lesões o cirurgião pode realizar o procedimento em etapas. O cirurgião ira realizar um exame interno para detectar outras lesões internas e poder tratar.

Prognostico Pós Operatório

A cirurgia pode causar dor leve e mal estar generalizado durante os dias iniciais. Medicamentos para dor podem ser prescritos. Os pacientes que passam por procedimentos sem anestesia podem voltar a trabalhar imediatamente. Geralmente depois de cirurgias sob anestesia o paciente pode voltar as atividades no dia seguinte, enquanto pacientes que sofrem uma cirurgia maior , tem vontade de ficar em casa durante vários dias ou semanas.

As verrugas podem voltar a aparecer depois de serem retiradas. Isso acontece porque o virus do HPV permanece inativo durante um tempo prolongado nos tecidos corporais.

Quando as verrugas reaparecem podem ser tratadas em consultório, se aparecer um grande numero de verrugas seria necessário um procedimento cirúrgico o mais rápido possível.

O que é um cirurgião de cólon e reto?

Cirurgiões cólon e reto são especialistas no tratamento cirúrgico e não cirúrgico de doenças do cólon, do reto e do ânus. Eles completaram o treinamento cirúrgico avançado no tratamento dessas doenças, assim como a formação completa em cirurgia geral.

Os cirurgiões certificados pela sociedade brasileira de coloproctologia completam residências em cirurgia geral e cirurgia do cólon e do reto, e devem passar por testes intensivos (prova de titulo) realizados pela sociedade brasileira de coloproctologia. Estes cirurgiões têm conhecimento no tratamento das doenças benignas e malignas do cólon, do reto e do ânus, e tem capacidade para realizar exames de detecção rotineiros e tratar cirurgicamente estes problemas caso seja necessário.