O Coloproctologista
O médico coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral.
A Coloproctologia é a especialidade exercida pelo coloproctologista. É a parte da gastroenterologia direcionada aos estudos das doenças do intestino grosso e delgado, do reto e ânus. Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo Coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso e delgado.
Atribui-se a John Arderne (1307 – 1392) a autoria da primeira publicação sobre a Proctologia. Sr. Arderne era um cirurgião inglês sendo considerado, por alguns, o pai da proctologia. Sua publicação mais famosa foi um tratado sobre tratamento de fístula anal. Tratam das doenças benignas e malignas. Realizam exame físico no períneo conhecido como toque retal. Realizam também anuscopia e retossigmoidoscopia, ultrassonografia e endoscopia digestiva baixa, a colonoscopia. Esses são os exames que podem definir se o tratamento será clinico ou cirúrgico.
O coloproctologista é o médico mais indicado para fazer as orientações sobre constipação intestinal, sexo anal, distúrbios na evacuação, prevenção do câncer de intestino e prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis assim como oferecer as melhores indicações de prevenção e tratamentos nos assuntos referidos.
Vídeo: Coloproctologista – Cirurgião de Colon e Reto – Você sabe oque é?
Especialidades da Coloproctologia
O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestine grosso, do intestino delgado e do reto, doença diverticular do intestino, doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, tais como retocolite ulcerativa inespecífica e Doença de Crohn e doença pilonidal.
- Abscesso Anal e Fístula
- Câncer Colorretal
- Câncer Colorretal Hereditário
- Câncer de Ânus
- Cisto Pilonidal
- Condiloma Anal
- Constipação intestinal
- Disfunção do Assoalho Pélvico
- Doença de Crohn
- Doença Diverticular
- Dor Anal
- Fissura Anal
- Hemorroidas
- Incontinência Fecal
- Pólipos de Cólon e Reto
- Prolapso Retal
- Retocele