Doença de Crohn é uma das mais frequentemente diagnosticadas na atualidade. Diversas são as doenças que podem afetar o trato gastrointestinal, afetando a qualidade de vida da pessoa acometida e a Crohn é uma das mais comuns.
É importante destacar que trata-se de uma síndrome de natureza inflamatória, gerando uma série de sintomas, que podem incluir dor abdominal e outras manifestações clínicas.
Além disso, a doença pode comprometer qualquer parte do sistema gastrointestinal, como o intestino grosso e o intestino delgado, por exemplo. De natureza grave, tende a apresentar relação com mudanças ocorridas no sistema imunológico, bem como fatores genéticos ou ambientais.
Os especialistas que tratam esta doença são os médicos proctologista ou gastroenterologista, que indicarão os tratamentos de acordo com a gravidade de cada caso.
O indivíduo acometido por esta síndrome pode apresentar sintomas que variam conforme a gravidade do caso. Os mais referidos pelos pacientes são os seguintes:
As pessoas com doença de Crohn também poderão ter lesões na pele, vermelhidão ou edemas nos olhos, dores articulares, além de sangue nas fezes e febre.
Da mesma forma como ocorre com os adultos, as crianças poderão apresentar sintomas como perda de peso, diarréias, dores no abdômen e febre. O que diferencia os dois casos é o fato da criança ter atraso significativo em seu crescimento, atrasando, consequentemente, a chegada da puberdade.
Na atualidade, esta doença ainda não tem sua causa exata inteiramente desvendada. Desse modo, sabe-se que um conjunto de fatores pode levar ao seu desenvolvimento. Confira:
Pelo fato de alguns sintomas também serem apresentados em outros tipos de doenças do trato gastrointestinal, em grande parte dos casos, os especialistas poderão solicitar uma combinação de exames para o diagnóstico da doença, como os elencados a seguir:
A doença de Crohn é tratada com o intuito de promover o controle do processo inflamatório, resultando no alívio dos sintomas e melhoria da qualidade de vida do indivíduo. O médico adotará um plano específico, conforme a gravidade do caso e necessidades de cada paciente. Dentre as abordagens mais empregadas estão as seguintes:
Determinadas medidas poderão diminuir as chances do indivíduo desenvolver esta síndrome:
Além dos sintomas típicos, a doença de Crohn pode apresentar muitas outras complicações, sobretudo quando a síndrome não é devidamente tratada. Abaixo estão alguns exemplos:
Além das complicações mencionadas, esta doença também é responsável, em muitos casos, pelo desenvolvimento de anemias e deficiências nutricionais.
Apesar desta síndrome não ter cura, os tratamentos da atualidade colaboram para o efetivo controle dos sintomas. Com isso, o paciente pode recobrar a sua qualidade de vida, além de evitar que complicações sejam desenvolvidas.
Quando uma porção de algum órgão, em geral as alças do intestino delgado, sofre deslocamento…
Hemorroida é uma doença comum que consiste na dilatação de veias da região anal. Essas…
Câncer colorretal é a abrangência de tumores que podem acometer tanto parte do intestino grosso,…
Hérnia inguinal se desenvolve pelo fato do tecido abdominal, que na maioria das vezes consiste…
Pancreatite é uma inflamação do pâncreas. Essa doença pode ser aguda ou crônica, e caso…
Diverticulite aguda é um quadro em que se verifica a inflamação de divertículos, tratando-se de…