Coceira no ânus é um sintoma presente na maioria das doenças do canal anal, ânus e do reto. A coceira no ânus, também chamada de plurido anal, ainda pode ser consequência da má higiene anal, vermes, hemorroidas, reação ao uso de alguns antibióticos, e consumo de alimentos e bebidas que irritam o sistema digestivo, tais como refrigerantes e comida com pimenta.
Geralmente os casos de plurido anal que não estão associados a uma doença subjacente, costumam não ter outro sintoma cumulativo. Entretanto, a depender da causa da coceira anal, poderá existir sangramento na região anal, presença de muco, sensibilidade no ânus e sensação que a pele ao redor do ânus está mais grossa.
Há muitas situações que podem causar coceira anal, dentre elas, podemos citar as mais comuns:
Se houver uma doença como causa subjacente da coceira, ao iniciar o tratamento corretamente da enfermidade, a coceira tende a diminuir e desaparecer. No caso de não existir uma doença como causa subjacente e o problema ser ocasionado por má higiene ou alergia, por exemplo, ao adquirir o hábito de sempre se lavar após ir ao banheiro, trocando as roupas íntimas, e suspendendo o uso de produtos que causam irritação, o problema é resolvido com facilidade.
É importante ressaltar que existem casos em que exames não identificam nenhuma doença que possa estar causando a coceira, bem como o paciente pode estar realizando todo o procedimento padrão de suspensão de uso de determinados produtos e realizando a higiene intima corretamente, mas mesmo assim, a coceira persistir.
Nesses casos, chamados de plurido primário ou sem causa aparente, trata-se as lesões com a terapia medicamentosa que o médico entender ser a mais adequada para cada caso.
A cura existe em todos os casos, mas quando a causa é desconhecida, demora-se mais para chegar à raiz do problema e o percurso até a cura é mais longo. Seja qual for o caso, os pacientes com coceira anal devem manter a região íntima limpa e seca, e se for prescrito medicamentos, fazer o uso correto pelo tempo estipulado pelo médico, ainda que os sintomas já tenham desaparecido.
Embora em alguns casos não seja possível evitar a coceira, uma vez que a mesma pode ser reação de algum antibiótico ou decorrente de algum problema de saúde, a coceira anal pode ser combatida. Em primeiro lugar, é preciso manter uma boa higiene, lavando-se após ir ao banheiro para eliminar os resíduos fecais.
Logo após se exercitar ou suar muito, tomar um banho e trocar tanto a roupa intima quanto a peça inferior (calça, shorts, saia e etc) também ajuda a manter a região anal seca e evitar a proliferação de fungos.
Para quem tem prisão de ventre, o ideal é adotar uma alimentação rica em fibras e beber bastante água para facilitar a saída das fezes, evitando-se assim o ressecamento da região, o que gera coceira e até sangramento nos casos mais graves.
Se for usar papel higiênico para limpar o ânus, opte pelos tipos mais macios. Na ausência de um papel macio, o umedeça com um pouco água limpa antes de usar. Procure não utilizar produtos perfumados, com corantes ou com álcool na região do ânus, pois isso poderá gerar irritação.
Trocar o sabão usado para a lavagem das roupas, bem como para a limpeza da região intima, pode ajudar a eliminar uma coceira já existente e prevenir episódios futuros. Opte por produtos hipoalergênicos na hora de comprar sabão para roupas e sabonetes íntimos.
Por fim, se permanecer muito tempo sentado todos os dias, opte por um assento macio. Se necessário, utilize almofadas de tecido natural e macio sobre os assentos das cadeiras.
Quando o conteúdo estomacal percorre o fluxo inverso, de forma a retornar do estômago para…
A hérnia é a protusão (saliência) de parte do conteúdo intra-abdominal – que pode ser…
A hérnia é a protusão (saliência) de parte do conteúdo intra-abdominal – que pode ser…
A hérnia é a protusão (saliência) de parte do conteúdo intra-abdominal que pode ser tecido…
A hipertensão portal é uma complicação de evolução progressiva da cirrose hepática, sua consequência direta…
Úlcera gástrica é uma ferida que acomete a mucosa, tecido que reveste o interior do…